Comunicação de forma geral, seja verbal ou não verbal, é a alma de qualquer relação, inclusive a profissional.
A comunicação em tempos de home office é um dos grandes desafios para manter a empresa unida, ciente das informações e definições e não deixar que se formem grupos com acessos diferentes a elas. Conseguir isso é uma grande conquista.
Comunicar o trabalho feito, os resultados alcançados, as dificuldades para desenvolver melhor o trabalho para o cliente e saber avisá-lo de forma precisa, mesmo sobre as dificuldades causadas por ele próprio, é difícil.
Temos a informação técnica, os jargões e, às vezes, um discurso que distancia a intenção de quem está falando da compreensão de quem está do outro lado. Fazer-se compreender é um desafio!
Lembro-me de um caso que nos marcou muito e que comentamos sempre nesses 30 anos de Zloti. Vou contar aqui:
Certa vez me liga bravo um cliente querido, dizendo que havia conversado com todos e solicitado um documento, mas ninguém da equipe o atendia. Quem conhece o time da Zloti sabe que isso não aconteceria, pois todos são muito atenciosos e respeitosos. Estranhei a reclamação.
Ele, porém, prosseguiu: “Eu já pedi o FUGATIS e ninguém me envia, Luciana, como pode? Justo eu, cliente tão antigo, presente… Como não estou sendo atendido?”
Depois de quase meia hora ouvindo, argumentando e tentando saber o que era o tal FUGATIS eu pedi para que ele soletrasse para mim. E, então, veio:
– F.G.T.S. (FUGATIS)! Rsrsrs
Rimos juntos, solucionamos a questão e tudo voltou a ser harmonioso e perfeito entre nós. Viva a Comunicação!, que bem-feita consegue encurtar o caminho entre a fala e a escuta e solucionar e dar qualidade às relações.
Comunicação é mais do que uma arte, é um dom!
Nós prezamos a Comunicação, admiramos e respeitamos muito!