Veja bem, eu disse um “bom” planejamento tributário!
Planejar a atividade da empresa significa olhar detalhadamente para a operação que ela exerce, pensar sobre a situação e equacionar a melhor forma de funcionamento legal, financeiro e logístico para ela. Definitivamente, planejar não significa somente economizar impostos a qualquer custo!
Um bom planejamento tributário visa fazer com que a atividade econômica se consolide de forma consistente e ampla, permitindo, por exemplo, que a empresa anteveja riscos trabalhistas e os minimize. Visa também verificar a precificação de seus produtos e serviços, para que, mesmo com os custos devidos, estes sejam vantajosos e lucrativos, além de não permitir que se desperdice dinheiro em impostos apurados e pensados equivocadamente.
Outro problema que um bom planejamento evita é a escolha errada de regimes de tributação.
A empresa optante pelo Simples nem sempre fez a melhor escolha se não tiver uma folha de pagamento significativa. Ser Lucro Presumido é melhor somente se a margem de lucro líquido for maior do que 25%. E optar pelo Lucro Real é vantajoso apenas se, por exemplo, houver muitos custos operacionais além da folha de pagamento.
Por aí afora, um bom planejamento tributário faz de uma empresa uma instituição de sucesso. Sempre!
Luciana Ribeiro