Fundamentalmente, para checar se todo o trabalho de contabilidade (departamento pessoal, tributos, encargos, lançamentos contábeis e apuração de impostos) foi realizado corretamente. É o ato de checar o que foi feito por profissionais de confiança, mas sob aspectos sobre os quais o empresário, que muitas vezes é leigo, não conhece muito bem e, consequentemente, não consegue identificar possíveis incorreções.
A auditoria é um processo de recontabilização com o qual, muitas vezes, ao refazer e reapurar os dados, a empresa tem surpresas. Não foram poucas as vezes que, ao auditar, descobrimos um erro ou um vício de comportamento que, ao ser corrigido, mudou significativamente o cenário econômico da empresa. Não é raro também o cliente nos procurar para que o ajudemos a parcelar dívidas e, ao auditar o ano anterior ou os cinco anteriores (período permitido por lei), descobrirmos que a empresa tem créditos acumulados.Isso porque uma série de benefícios ou direitos não havia sido considerada ou as tais dívidas foram quitadas, mas sobraram valores para que se gerasse um bom fluxo de caixa.
Houve situações também em que a questão não era gerar créditos, mas solucionar um procedimento errado que, por desconhecimento, colocaria a empresa em risco e condenaria a situação financeira dos sócios, que pensavam ter optado por uma versão assertiva.
É importante auditar de tempos em tempos. O empresário, na maioria das vezes, contrata bons profissionais para o exercício das funções específicas e burocráticas da administração da empresa, porém, nem sempre estes profissionais estão escolhendo o caminho mais interessante para a instituição. É difícil operar num país com legislação tão complexa. Até mesmo algumas empresas estrangeiras não se arriscam a se aventurar por aqui, principalmente por causa de nosso regime trabalhista. Elas só se instalam quando a operação é extremamente conveniente e supera todos os riscos, que não são poucos.
É bom auditar! De tempos em tempos uma segunda opinião é sempre muito bem-vinda!
Luciana Ribeiro