Muitos ainda desconhecem o significado e a importância da ESG no mundo corporativo. Vamos lá. Primeiramente, a sigla vem do inglês: E de Environmental, S de Social e G de Corporate Governance. No Brasil, alguns utilizam a sigla na tradução dos termos em português: ASG (Ambiente, Social e Governança). No entanto, o uso mais comum é mesmo de ESG.
Empresas no mundo todo estão procurando se adaptar a regras e leis que garantam uma gestão voltada à defesa do meio ambiente, a causas sociais e a uma organização que sustente o cumprimento de todos os procedimentos que visem ao ESG. A empresa que pretende adotar o princípio do ESG deve se planejar para cumprir com uma série de procedimentos e atitudes que não podem mais ser abandonadas.
Em relação às questões ambientais, a empresa precisa apresentar práticas comprometidas com temas como aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição do ar e da água, gestão de resíduos e eficiência energética, entre outros. O comprometimento deve ser com tudo que estiver ao alcance.
No aspecto social, deve haver a valorização da responsabilidade social e da forma como a empresa lida e interfere nas relações com a comunidade e a sociedade de maneira geral. Entre os procedimentos-padrão de corporações praticante do ESG estão o investimento social, o respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas, ao salário justo, às adequadas condições de trabalho a seus colaboradores etc.
A governança de uma empresa ESG deve obedecer a procedimentos de gestão que garantam, por exemplo, conselhos independentes, práticas anticorrupção, transparência, respeito a direitos do consumidor e abertura de canais para atendimento e denúncias.
A complexidade do ESG está levando algumas organizações a tentar criar um índice, com base em diversos indicadores, que credite às empresas níveis de engajamento como ESG. No entanto, ainda há muito a se pesquisar para chegar ao um critério como o ISO, por exemplo. Por enquanto, cabe às empresas compilar as ações para torná-las fidedignas ao crédito de empresa ESG.
De qualquer forma, a incorporação de ações de sustentabilidade ambiental, inclusão social e de governança passa a ser não mais uma opção, mas uma necessidade. Com o ESG, as organizações ganham destaque no mundo corporativo, identificação maior com os clientes e investidores, maior lucratividade e uma inserção diferenciada na sociedade e na comunidade.
Fonte e indicação para maiores detalhes: https://valor.globo.com/empresas/esg/noticia/2022/02/21/entenda-o-que-e-esg-e-por-que-a-sigla-esta-em-alta-nas-empresas.ghtml