Vale a pena fazer o saque extraordinário do FGTS?

Matérias dos jornalistas Iana Caramori e Júlia Lewgoy, disponíveis, respectivamente, nos sites do g1 e do Valor Investe, apresentam orientações de especialistas sobre a validade ou não de fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O saque estará disponível a partir de quarta-feira (20) e poderá ser feito até 15 de junho, de acordo com a data de aniversário do contribuinte (veja tabela adiante). A Caixa liberará cerca de R$ 30 bilhões a mais de 42 milhões de trabalhadores.

Especialistas consultados orientam que os saques devem ser feitos em caso de necessidade, por desemprego do contribuinte ou falta de renda, ou se a intenção for quitar uma dívida ou iniciar um hábito de aplicação financeira. Se houver mais de uma dívida, o contribuinte deve priorizar o pagamento integral ou de parte daquela que tiver os juros mais elevados, já que o rendimento do valor no fundo é menor que os juros incidentes em empréstimos bancários.

Diante de um índice de inflação que chegou a 11,3% nos últimos 12 meses, há opções que rendem mais que os cerca de 5,5% ao ano do FGTS. O saque é válido, de acordo com os especialistas, para investimento em aplicações como o Tesouro SELIC, Fundos DI que não tenham taxa de administração ou Títulos de Inflação (este um investimento de risco). Até mesmo a poupança é uma opção melhor – apesar de não recomendada –, já que vem rendendo cerca de 7%. Caso contrário, deve-se deixar o dinheiro no fundo, mantendo-o seguro e com relativo rendimento.

O dinheiro será depositado automaticamente na Conta Poupança Social Digital do contribuinte. Aqueles que não desejarem realizar o resgate devem acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma agência da Caixa. É possível também reverter o depósito caso ele já tenha sido feito.

As consultas podem ser realizadas pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS ou nas agências do banco. É necessário informar o NIS (PIS/Pasep) e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou utilizar a Senha Cidadão.

O cronograma dos saques extraordinários segue a ordem estabelecida pela tabela abaixo:

Matérias na íntegra disponíveis em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/04/18/fgts-especialistas-explicam-quando-vale-a-pena-fazer-saque-extraordinario-de-ate-r-1-mil.ghtml

https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2022/03/24/vale-a-pena-fazer-o-novo-saque-do-fgts-de-ate-r-1-mil.ghtml

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

http://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
http://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.