Área Restrita Novo


Coaf fecha cerco para impedir lavagem de dinheiro

Por: Carlos Bizzocchi
6/9/2006 09:41:35

 
Duas novas resoluções do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a serem publicadas até o final do ano, aumentarão a fiscalização sobre movimentações suspeitas no País. O transporte de valores e as imobiliárias serão dois setores fiscalizados com mais rigor.

No caso das empresas de transporte, a intenção do Coaf é fiscalizar a movimentação de valores, que normalmente não passam pelo sistema financeiro. No setor imobiliário, que já tem regras definidas, o Conselho pretende prevenir práticas de lavagem ou ocultação de bens e valores no Brasil.

Outras medidas estão em andamento para ampliar a fiscalização de movimentações financeiras de empresas que atuam nos segmentos de jóias, pedras e metais preciosos, objetos de artes e antiguidades.

Nos últimos anos, o Coaf, que passou a trabalhar de forma integrada com outros órgãos como a Receita e a Polícia Federal, tem publicado novas resoluções para ampliar o controle sobre operações financeiras suspeitas. Em três anos, o número de comunicações cresceu mais de quatro vezes. Nos sete primeiros meses deste ano, já chegaram ao Coaf 105.860 comunicados.




Luciana Ribeiro


Rua Marapuama, 107 - Alto da Lapa - São Paulo
Telefone: 11 - 3835-7679
contato@zloti.com.br