02 de maio – Dia Nacional da Ética

Falamos tanto que o outro não foi ético, não é mesmo? Sentimos falta de ética no dia a dia, na saúde, na vida afetiva, na vida familiar, social e profissional.

Sem ética não dá! Apenas, não dá!
Por definições diversas, temos como ética a palavra derivada do grego “ethos”, que significa morada, habitat, refúgio, isto é, lugar que as pessoas habitam. A definição do dicionário é: “conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade”.

Ética pode ser entendida como os princípios que orientam as ações baseadas no melhor modo de viver e agir no mundo. A ética profissional, por exemplo, é o conjunto de normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Tranquilo, até aí tudo bem. No entanto, vamos lá questionar.

Usar Facebook na empresa no horário do trabalho; “matar” alguém da família para faltar e poder ir à praia; “comprar” atestado médico; forjar provas no emprego para depois ir à justiça contra a empresa; falar mal da empresa no ambiente externo; ser falso com os diretores, fingindo aderir à filosofia da empresa, quando na verdade discorda dela; usar o horário de trabalho para se cadastrar em vagas de empregos…
Convenhamos, nada disso é ético!

Não pagar o colaborador devidamente; fazer seleção escondido do empregado que será substituído; pedir favores indevidos às funções do colaborador; extrair deste mais do que a carga horária e produtiva define e abusar das horas-extras de trabalho; fazer uso da hierarquia para oprimir e tirar vantagens…
Também não é ético!

Está a nosso alcance agir eticamente, pense nisso! Um pouco de atenção a alguns detalhes vai ajudar a tornar a vida de todos muito melhor e as convivências mais saudáveis e prazerosas. É preciso desconstruir a ideia polarizada de dois times adversários – Patrão x Colaborador – e unir estas duas forças, duas potências que, juntas e alinhadas, vão fazer com que todos ganhem. JUNTOS e, mais que isso, sempre!

#Pratodosverem Na imagem mostra uma tela pintada de Baruch de Espinosa, filósofo holandês, autor de Ética, ele tem cabelos ondulados até o ombro. Ao lado destaque para o texto: “02 de maio – Dia Nacional da Ética”.

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.