Falamos tanto que o outro não foi ético, não é mesmo? Sentimos falta de ética no dia a dia, na saúde, na vida afetiva, na vida familiar, social e profissional.
Sem ética não dá! Apenas, não dá!
Por definições diversas, temos como ética a palavra derivada do grego “ethos”, que significa morada, habitat, refúgio, isto é, lugar que as pessoas habitam. A definição do dicionário é: “conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade”.
Ética pode ser entendida como os princípios que orientam as ações baseadas no melhor modo de viver e agir no mundo. A ética profissional, por exemplo, é o conjunto de normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Tranquilo, até aí tudo bem. No entanto, vamos lá questionar.
Usar Facebook na empresa no horário do trabalho; “matar” alguém da família para faltar e poder ir à praia; “comprar” atestado médico; forjar provas no emprego para depois ir à justiça contra a empresa; falar mal da empresa no ambiente externo; ser falso com os diretores, fingindo aderir à filosofia da empresa, quando na verdade discorda dela; usar o horário de trabalho para se cadastrar em vagas de empregos…
Convenhamos, nada disso é ético!
Não pagar o colaborador devidamente; fazer seleção escondido do empregado que será substituído; pedir favores indevidos às funções do colaborador; extrair deste mais do que a carga horária e produtiva define e abusar das horas-extras de trabalho; fazer uso da hierarquia para oprimir e tirar vantagens…
Também não é ético!
Está a nosso alcance agir eticamente, pense nisso! Um pouco de atenção a alguns detalhes vai ajudar a tornar a vida de todos muito melhor e as convivências mais saudáveis e prazerosas. É preciso desconstruir a ideia polarizada de dois times adversários – Patrão x Colaborador – e unir estas duas forças, duas potências que, juntas e alinhadas, vão fazer com que todos ganhem. JUNTOS e, mais que isso, sempre!
#Pratodosverem Na imagem mostra uma tela pintada de Baruch de Espinosa, filósofo holandês, autor de Ética, ele tem cabelos ondulados até o ombro. Ao lado destaque para o texto: “02 de maio – Dia Nacional da Ética”.