Atualização das regras da DCTFWeb exige atenção a datas

Publicada na última segunda-feira (18) no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IR) nº 2.094 da Receita Federal altera a IR nº 2.005 de 29 de janeiro de 2021. A nova IR dispõe sobre a apresentação da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) e altera algumas regras e o cronograma das declarações.
 
Entre as alterações, destacam-se:
Adiamento do início da obrigatoriedade de entrega da DCTFWeb por órgãos da administração pública, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais para novembro de 2022, referente ao fato ocorrido em outubro de 2022 –; o prazo anterior era julho.
 
Todos os estados e municípios, além do Distrito Federal, inclusive as autarquias e fundações, não devem mais informar na DCTF nem na DCTFWeb dados referentes ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
 
Fim da obrigatoriedade do envio da DCTFWeb sem movimento ao início de cada ano. As empresas deverão enviar a DCTFWeb no primeiro mês em que não possuir movimento. A declaração terá validade até que a empresa passe a ter novamente movimentação.
 
Em relação ao cronograma de realização, ressaltam-se:
A partir de janeiro de 2023 passam a ser declarados via DCTFWeb as contribuições previdenciárias e contribuições sociais devidas em decorrência de decisões proferidas pela justiça do trabalho.
 
A partir de junho de 2023, a DCTFWeb substituirá a DCTF para confissão de dívida e de créditos tributários relativos a IRPJ, IRRF, CSLL, PIS/Pasep e Cofins retidos na fonte.
A publicação da IR busca simplificar as obrigações acessórias, havendo a migração de todos os tributos para a DCTFWeb, até que a DCTF normal seja extinta. Entretanto, tais medidas impactam diretamente no trabalho dos escritórios contábeis, que precisarão se adaptar a novos prazos para liberação das obrigações acessórias.
 
Atualmente, a DCTF normal vence no 15º dia útil do segundo mês seguinte, ou seja a DCTF de julho de 2022 deve ser entregue até 22/09/2022. Com a migração para a DCTFWeb, em 2023, os escritórios contábeis terão até o dia 15 do mês seguinte para entregar os mesmos dados, havendo assim uma redução de aproximadamente 35 dias no prazo.
 
A Zloti já está se preparando para esclarecer as dúvidas que podem aparecer com a nova Instrução Normativa.
 

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.