Dica Zloti – Departamento Contábil

Visando ao aprimoramento das relações de trabalho e comunicação, a Zloti apresentará uma série de comunicados com as questões mais importantes de cada departamento na relação com o cliente para a realização pragmática e de excelência dos serviços. Destacaremos procedimentos que devem ser cumpridos pelos clientes e que, quando não são levados em conta, podem gerar inúmeros problemas às empresas parceiras e até à pessoa física dos sócios. Começaremos com a Contabilidade.
🔔 O que é importante:
Envio dos extratos bancários
🔔 Porque é importante:
Extratos bancários da pessoa jurídica são essenciais para o departamento contábil. Procedimentos como conferir os saldos e espelhar exatamente a situação da empresa só são possíveis com o envio desses documentos – principalmente agora, com o Sped contábil (livros digitais contábeis), que gera multas em caso de incorreções nos lançamentos. Os saldos apresentados na contabilidade devem ser idênticos aos lançados no extrato bancário.
Comprovantes de pagamentos, transferências e entradas devem fazer parte dos documentos de controle que serão enviados à contabilidade para os cálculos. A legislação considera como omitidos os depósitos sem identificação de receita (emissão de notas e duplicatas), o que ocasiona futuros problemas para a empresa e seus sócios. O conteúdo dos extratos bancários é de conhecimento da Receita Federal (RF), pois por meio do Sped Contábil, via E-Financeira, a RF é o primeiro órgão a receber dos próprios bancos todas as informações financeiras da empresa.
🔔 O que mais:
Outro procedimento comum e que acarreta muitas dores de cabeça é misturar movimentações da empresa com as dos sócios ou até de terceiros. Na conta bancária da pessoa jurídica devem ser mantidas somente as despesas da empresa, separando-as das de pessoas físicas. E vice-versa.
O Conselho Federal de Contabilidade instrui que, além dos extratos, o cliente deve enviar ao contador outros documentos, como extratos de aplicações financeiras e de movimentações com uso de cartões de crédito, contratos de seguros com apólice, empréstimos e financiamentos, leasing e outras operações bancárias, com a cópia dos contratos e da comprovação dos pagamentos das parcelas.
🔔 O que isso pode acarretar:
Qualquer incompatibilidade – erros de lançamento e omissões – entre os dados enviados pela contabilidade e os que a Receita já recebeu pode gerar multas e até fiscalização direta, resultando, em casos mais graves, no fechamento da empresa.

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.