Empresário, você é o melhor funcionário de sua empresa?

Se você centraliza tudo, não elabora planejamentos e processos porque quem vai fazer é você mesmo (e você sabe muito bem como fazer!), não contrata ninguém para aliviá-lo apenas para economizar (disponibilizando-se a fazer até as tarefas mais simples, porque você é o máximo), parabéns! Você não é empresário e nem empreendedor, você é só o seu melhor funcionário.
 
Aposto que escolhe como o funcionário do mês sempre a mesma pessoa: VOCÊ! Aquele que não consegue estudar, planejar, inovar e nem mesmo se divulgar, porque está sobrecarregado demais. Muito competente você! Sério que você acha que está cumprindo sua função de empresário? Você não pode viajar nem mesmo faltar (por qualquer motivo que seja) nem dar uma escapadinha, porque não tem quem atenda nem mesmo o telefone. Em que livro, case ou curso você aprendeu este modelo de gestão?
 
Aí, deixa que um único cliente represente quase 80% do seu faturamento, pensando ser seguro trabalhar com ele, pois ele dá conforto e ainda massageia seu ego. Você é tudo no sucesso dele. E fica tão lisonjeado por ser alguém de tamanha confiança e importância para este supercliente que releva o fato de ele pagar a você muito menos que o mercado cobra e demandar tanto de seu tempo, impedindo-o de atender outros clientes com a mesma dedicação. Sendo assim, você deixa de ser o seu melhor funcionário para se tornar o melhor funcionário dele. Mas em meio a este deslumbramento, lembre-se que se este cliente decidir tomar o caminho dele sem você, você quebra! E se ele sair, diferente de um funcionário, você tampouco terá rescisão trabalhista!
 
Com certeza vai reclamar que o mercado está ruim e sobrecarregado, que o ramo não remunera à altura, que o governo cobra muitos impostos, que o espaço… E que isso e aquilo, sem notar ou admitir que você está ficando obsoleto e, consequentemente, não há troca nem ganho em sua atividade. Olhe para suas opções, não são sensatas ou estratégicas. Não podemos sequer chamar sua atividade de empreendedorismo.
 
Por fim, se é para ser funcionário de si mesmo, vá ser funcionário de uma empresa que lhe dê mais valor que o seu patrão atual. Aliás, este patrão anda tratando-o muito mal e o limitando. Vá crescer, vá aumentar seus conhecimentos e rever seus valores. O tempo está passando…
 
Luciana Ribeiro.
 

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.