ESG – o que é, para que serve e por que é importante para a empresa

Muitos ainda desconhecem o significado e a importância da ESG no mundo corporativo. Vamos lá. Primeiramente, a sigla vem do inglês: E de Environmental, S de Social e G de Corporate Governance. No Brasil, alguns utilizam a sigla na tradução dos termos em português: ASG (Ambiente, Social e Governança). No entanto, o uso mais comum é mesmo de ESG.

Empresas no mundo todo estão procurando se adaptar a regras e leis que garantam uma gestão voltada à defesa do meio ambiente, a causas sociais e a uma organização que sustente o cumprimento de todos os procedimentos que visem ao ESG. A empresa que pretende adotar o princípio do ESG deve se planejar para cumprir com uma série de procedimentos e atitudes que não podem mais ser abandonadas. 

Em relação às questões ambientais, a empresa precisa apresentar práticas comprometidas com temas como aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição do ar e da água, gestão de resíduos e eficiência energética, entre outros. O comprometimento deve ser com tudo que estiver ao alcance.

No aspecto social, deve haver a valorização da responsabilidade social e da forma como a empresa lida e interfere nas relações com a comunidade e a sociedade de maneira geral. Entre os procedimentos-padrão de corporações praticante do ESG estão o investimento social, o respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas, ao salário justo, às adequadas condições de trabalho a seus colaboradores etc.

A governança de uma empresa ESG deve obedecer a procedimentos de gestão que garantam, por exemplo, conselhos independentes, práticas anticorrupção, transparência, respeito a direitos do consumidor e abertura de canais para atendimento e denúncias.

A complexidade do ESG está levando algumas organizações a tentar criar um índice, com base em diversos indicadores, que credite às empresas níveis de engajamento como ESG. No entanto, ainda há muito a se pesquisar para chegar ao um critério como o ISO, por exemplo. Por enquanto, cabe às empresas compilar as ações para torná-las fidedignas ao crédito de empresa ESG.

De qualquer forma, a incorporação de ações de sustentabilidade ambiental, inclusão social e de governança passa a ser não mais uma opção, mas uma necessidade. Com o ESG, as organizações ganham destaque no mundo corporativo, identificação maior com os clientes e investidores, maior lucratividade e uma inserção diferenciada na sociedade e na comunidade.

Fonte e indicação para maiores detalhes: https://valor.globo.com/empresas/esg/noticia/2022/02/21/entenda-o-que-e-esg-e-por-que-a-sigla-esta-em-alta-nas-empresas.ghtml

Por Dayane Ferreira

Coordenadora de Gestão Integrada. Atualmente estudante de Comunicação Institucional, pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Zloti Gestão de Valores

Temos uma forma diferente de fazer acontecer.

Horário de atendimento
Das 8h30 às 17h30

https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2021/04/localizacao-zloti-160x160.png
Nossa Localização
Rua Marapuama, 107 Alto da Lapa São Paulo
SIGA-NOSNo Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://zloti.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSocial links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.

Copyright by Zloti Gestão de Valores. Todos os direitos reservados.