As empresas públicas e privadas que anunciarem vagas de emprego deverão informar a faixa salarial do cargo. Quem descumprir a determinação estará sujeito a multa de cinco salários mínimos. É o que passará a valer em todo o país caso seja aprovado o projeto de Lei (PL) 1.149/22, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.
O PL será analisado por três comissões: a de Trabalho, de Administração e Serviço Público; pela de Constituição e Justiça; e pela de Cidadania. Se for aprovado sem mudanças no texto original, o PL não vai nem ao plenário, passando a vigorar tão logo seja publicado no Diário Oficial da União.
O site de recrutamento Indeed aferiu em pesquisa realizada em maio que dois terços dos candidatos procuram ter informações sobre o salário antes de se submeter à vaga. Caso seja aprovado, o PL pode colaborar com a equidade salarial, aumentar a competitividade entre as empresas e diminuir o número de pretendentes às vagas, o que facilitaria a seleção.
O departamento pessoal da Zloti está sempre à disposição para tirar dúvidas sobre processos de seleção e empregabilidade.
Fonte: g1